terça-feira, 3 de março de 2015

Acompanhe o pronunciamento do Vereador Zé Silva na tribuna da Câmara de vereadores de Capela do Alto Alegre no dia 27-02-15


- Cobra recuperação de rua do Bairro Alto Alegre....

-Cobra Limpeza de rua no centro da cidade

- Reivindica contratação de médico psiquiatra para o município

-Faz críticas a saúde pública do estado...

"Senhoras e Senhores, mais uma vez volto a esta Tribuna para fazer algumas cobranças, começando pelo Executivo, que através da Secretaria de Obras e Serviços públicos, tome providências o mais rápido possível para recuperar a rua do Bairro Alto Alegre, a rua que liga o lava jato de Alves seguindo em direção ao Posto de Saúde Jovenílio Carneiro, pois aquela rua está quase intransitável, muito esburacada. Quero pedir providências também, para que seja feita a limpeza da rua que liga o bar de Catarino até o armazém da COCAL, que está tomada pelos matos e hoje, moradores daquela localidade me procurou para que eu cobrasse do órgão competente a limpeza daquela rua.
Quero relatar uma situação que vivenciei esta semana na área da saúde. Estando em Feira de Santana, no Hospital Colônia Lopes Rodrigues, onde fui levar um paciente psiquiátrico e não fomos atendidos e a alegação de fato foi convincente. Fomos orientados que os pacientes que precisam de atendimento psiquiátrico devem ser atendidos no seu município ou no município vizinho através dos CAPS. Alegaram que o hospital só atende pessoas em surto psicótico, falando na linguagem popular ,pessoas que chegam amarradas de cordas, ai eles atendem, caso contrário, quem atende é o município. Só que o município não atende. Ai eu pergunto: onde fica o direito constitucional garantido ao cidadão que diz que saúde é direito de todos e dever do estado? O rico procura um psiquiatra particular, e o pobre o que faz? Capela não tem médico psiquiatra, esse cidadão precisava de uma receita médica e um relatório do psiquiatra para dar entrada num futuro benefício, o que ficou inviável devido a essa situação. O que foi dito para nós é que o município de Capela deveria enviar para um munícipio mais próximo que tem pactuação.
Fui procurar o secretário de saúde Gênesis e ele disse que tem essa pactuação com os municípios de Irará e Ipirá, mas esses dois municípios só receberam a primeira parcela do recurso e não estão atendendo paciente de nenhum município que foram pactuados com eles, porque a verba que o governo liberou foi insuficiente para estruturar as unidades para atender esses pacientes. A gente pergunta o que fazer nessa situação? Onde o governo do estado está pretendendo chegar com a saúde pública do nosso estado? Tudo agora é através de regulação, pactuação, e nada funciona. Enquanto isso o povo está morrendo!!!! Conversando com o secretário Genesis, ele com toda boa vontade, estar se esforçando o máximo para contratar um médico psiquiatra para Capela do Alto Alegre. Fica aqui também nosso empenho para ajudar o secretário, se algum dos nobres colegas conhecem algum médico psiquiatra, que esteja disposto a vir para trabalhar um dia por mês aqui em Capela, qualquer um de nós está autorizado pelo secretário, a contactar com esse médico e viabilizar a sua vinda para o município. La na colônia fui informado que nem os casos de emergência, a qualquer momento não vão ser atendidos mais. Infelizmente a burocracia da saúde é muito grande, essas pactuações são importantes, mas não estão funcionando na prática, não sei qual o critério que este governo do PT está utilizando para cuidar da saúde da população pobre, pois a cada dia está piorando.
Meu muito obrigado!"