terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Capela do Alto Alegre – Câmara realiza sessão de encerramento dos mandatos parlamentares 2009-2012

Os vereadores usaram a Tribuna mais como forma de agradecimento e pedido de desculpas

câmara de capela - vereador Arismário
Arismário festejou a aprovação de suas contas pelo TCU, entre as poucas de todo estado da Bahia
Com a leitura do Salmo 91, onde está escrito que todo aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará, pelo vereador José Silva dos Santos (PSC), os vereadores do município de Capela do Alto Alegre, no território do Jacuípe, abriram na segunda-feira (17), ás 20h, a última sessão da atual legislatura, encerrando o sétimo mandato legislativo. Num clima de congraçamento, Zé Silva como é chamado o social Cristão, agradeceu a oportunidade de efetuar a leitura bíblica, em especial por se tratar segundo ele do salmo mais importante da Bíblia, pois serve para todos os momentos da sua vida.
Na presença de familiares, funcionários da casa e muitos convidados, os vereadores demonstraram satisfação pelo final de mandato e consciência tranquila do dever cumprido. Os vereadores Áureo Ferreira de Oliveira (PTS), Cristiano Cardoso da Silva (PTB), Valdlaberto Martins dos Santos (PSB) e Dermival Carvalho de Oliveira (PR), não disputaram a reeleição e Carlito Feliciano de Cerqueira (PDT), disputou e não conseguiu obter êxito eleitoral. Áureo e Carlito não compareceram a sessão.
câmara de capela - vereador --O vereador Cristiano Cardoso da Silva, em seu pronunciamento, falou das calorosas discussões durante os quatro anos de mandato que resultou em benefícios para o município, pois faz parte do processo democrático. Ele disse que tentou fazer o melhor neste período e lamentou que nenhuma reivindicação de sua autoria houvesse sido atendida pelo prefeito Claudinei Xavier Novato  (PCdoB), em especial aquela mais discutida em seus pronunciamentos que era a ampliação do cemitério do Povoado da Conceição, principal base eleitoral.
Para Cristiano Cardoso, um marco nesta gestão foi à luta pela manutenção da Comarca. “Nesta luta quem saiu ganhando foi o município”, concluiu o parlamentar.
câmara de capela - vereador BetoValdlaberto Martins dos Santos garantiu que mesmo sem mandato não irá deixar de frequentar as sessões como cidadão e utilizou o espaço na tribuna para fazer uma retrospectiva das ações de mandato. Segundo ele, foram realizadas 146 sessões ao longo dos quatro anos e faltou apenas seis. “Apresentei neste mandato 03 projetos leis, 03 de resolução, 78 indicações, 83 ofícios, 08 requerimentos e usei tribuna em 131 sessões”, comemorou o socialista.
Beto, como é conhecido o parlamentar, lembrou as audiências públicas que participou inaugurações ao lado do governador, audiência com diversos secretários de estado e a conquista de eletrificar várias comunidades rurais que muitos há anos vinham lutando por este beneficio. “Nesta luta por energia contamos com o mandato da deputada Neusa Cadore”, concluiu Beto.
câmara de capela - vereador ---Depois de dois mandatos, o vereador Dermival Carvalho de Oliveira usou a tribuna para dizer que estava com o dever cumprido, porém não tinha intensão em disputar outras eleições. “Estou consciente que cumpri o papel e desejo sucesso e sabedoria aos novos vereadores para que saibam usar bem o dinheiro do povo e fiscalizem para que realmente sejam administrados”, falou Carvalho.
câmara de capela - vereador RomeuO vereador Luiz Romeu Oliveira parabenizou os vereadores que estão deixando o mandato e reconheceu que prestaram relevantes serviços em beneficio do município, apesar das divergências de ideias, mas prevaleceu a democracia. “As divergências saudável em torno dos projetos que beneficia o município, faz parte da democracia”, falou o progressista.
Romeu destacou também o trabalho realizado por presidente Arismário Gomes, a exemplo da reforma e ampliação da sede do legislativo e a boa condução do poder legislativo, resultando na aprovação das contas do exercício 2011 sem ressalva. Reeleito para o terceiro mandato com 508 votos, Luiz Romeu disse que entendia a resposta das urnas com um chamamento para servir com mais responsabilidade, pois a cada mandato se tornava mais preparado para missão e não poderia errar.
câmara de capela - vereador KeroO petista, vereador José Jaecksom dos Santos Coelho, reeleito pela coligação contrária ao prefeito eleito Joseney da Silva Santos, “Ney do Banco”, deixou claro que não será empecilho para a próxima gestão e manterá na defesa do município. “Quero desejar muita sabedoria ao prefeito eleito”, falou Kero, como é chamado politicamente.
Reeleito para o terceiro mandato, o vereador José Silva dos Santos, falou ao CN que avaliava positivamente os oito anos que está exercendo o mandato legislativo e o reconhecimento popular veio nas urnas em outubro quando obteve 533 votos.
câmara de capela - vereador - Zé SilvaO Social Cristão, único evangélico entre os vereadores, convidou um grupo de pastores para sessão e, além da agradecer as igrejas e aos familiares, lembrou os funcionários da câmara, que prestam importantes assessorias a todos aos vereadores, “portanto eles (os funcionários), são fundamentais no êxito das nossas funções parlamentares”, falou Zé Silva. Eleito pela base de oposição, o parlamentar garantiu que vai continuar ajudando o gestor municipal, independente de grupo e irá defender a união em torno do coletivo, bandeira principal dos seus mandatos.
câmara de capela - vereador Arismário.4Palavra do presidente – O presidente da Câmara, vereador Arismário Gomes (PTB), se mostrou bastante satisfeito diante da participação festiva dos seus colegas e aproveitou a ocasião para agradecer a todos pela compreensão e dedicação coletiva durante os trabalhos legislativos, principalmente com mensagem fraterna pela chegada do Ano Novo. “Hoje é um dia de muita importância”, afirmou Arismário Gomes enquanto lembrava que sua vida caracterizava por quebra de paradigma que começou ainda na faculdade.
Depois de exercer a função vereador pelo município de Riachão do Jacuípe, vice-prefeito no período 1989/1992 do então prefeito Osvaldo Fernandes de Araújo, prefeito no período 1993/1996, em 2008, disputou a eleição para vereador em Capela do Alto Alegre, elegeu presidente da Câmara, depois reeleito para dirigir o poder legislativo por mais dois anos e em outubro foi reeleito vereador, missão muito difícil, afirmou Arismário Gomes.
câmara de capela - vereador - plenárioSegundo ele, uma marca deste período que está à frente do Poder Legislativo, foi mudar a “cara” da Câmara, ´principalmente na forma de pensamento nas votações dos projetos. ”Aqui se vota pela qualidade e importância do projeto. Com este comportamento conseguimos o respeito da sociedade”, comemorou Gomes. Continuou: “A Câmara de Capela é visto com uma força de poder”,
“Estou muito satisfeito pelo trabalho desenvolvido e não o fiz só”, falou Arismário. Ele, durante o pronunciamento de encerramento, garantiu que irá passar a presidência da Câmara sem nenhum débito, inclusive relacionado aos funcionários.
câmara de capela - vereador Arismário.2Ele se emocionou ao falar sobre aprovação das contas do exercício 2011 pelo Tribunal de Contas dos Municípios, que aprovou na íntegra, sendo este o 15º Legislativo a ter quitação plena. “Todos os gestores devem prezar por isso e nós trabalhamos para aprovar sem ressalva, pois as Câmaras têm que dar exemplo”, afirmou o presidente.
Ao encerrar, ele garantiu que no ato de posse dos próximos gestores, todas as cadeiras do plenário da câmara serão substituídas e as “cadeiras plásticas vão deixar de existir”.
Dentre o público que assistia à sessão, estava à professora Andreia Souza do Nascimento, residente na Rua Eulália Sapucaí Costa. Eleitora do vereador Luiz Romeu, ela é considerada a “mais fiel”, entre todos os munícipes em frequência das sessões. Chega sempre primeiro, ocupa uma das cadeiras da frente e assiste à sessão com bastante atenção. “Quero saber o que os vereadores discutem, os seus projetos e tirar as minhas conclusões e não ficar sabendo pelo que dizem nas ruas”, falou a professora.
Ela sempre gostou de frequentar as sessões, mas neste mandato disse que foi com mais assiduidade e até mesmo “ganhando” de alguns vereadores. “Vim mais nas sessões do que alguns vereadores” brincou a professora enquanto era abraçada pelo presidente da Câmara Arismário Gomes.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascaren