segunda-feira, 3 de março de 2014

Discurso do Vereador Zé Silva- Sessão do dia 27-02-14

Senhoras e Senhores,
Com muito pesar e tristeza quero falar do Hospital São Lucas, infelizmente houve hoje a tarde, mais uma vez, um episódio que me causou indignação sobre o mau atendimento do médico plantonista que trabalha as quintas e sextas-feiras no hospital. Um paciente, um senhor de idade avançada foi vítima de  uma queda e fraturou o braço, chegando ao hospital o médico sequer se aproximou do paciente e mandou o motorista da ambulância buscar atendimento em outra cidade. Infelizmente a gente vê como o profissional atua com má vontade, descaso e desrespeito. Não imobilizou, nem medicou o paciente, deixou o mesmo sentindo fortes dores do lado de fora do Hospital, aguardando uma regulação a qual não saiu e o pior, esse médico falou: “Já tô indo, vou plantar algaroba”, (segundo informação do acompanhante), e deixou lá o paciente e a população desamparada, desassistida.  “O  fato é: o vereador é um representante do povo, e  quando o povo se ver em situação desse tipo, procura logo o vereador  para ajudar resolver os seus problemas”. Logo em seguida chegou também uma criança com febre e reação alérgica forte e o médico não estava no hospital, foi quando foram buscar a médica do PSF do Alto Alegre para atender,  a  qual prontamente saiu do seu conforto e veio até ao hospital. É essa é a situação que estamos vivendo em Capela. Até quando o gestor irá tomar providências? Tá esperando a população fazer um manifesto ou abaixo assinado para tomar uma atitude? Registro aqui a minha indignação quanto a situação caótica que se encontra o Hospital São Lucas.
Fui cobrado pelos moradores do Narigão e Cajueiro para que solicitasse do prefeito a recuperação das estradas da região. Fica aqui a minha solicitação ao secretário de obras e infraestrutura prá vê se viabiliza isso.
A Iluminação pública nem se fala, lâmpadas queimadas, ruas escuras na sede e nos povoados é a mesma coisa. Nosso papel é este, fazer cobrança, reivindicar providencias sobre esta situação.
As ambulâncias continuam liberando escapamento, acompanhei um paciente um dias desses e tive que pedir para parar a ambulância, não consegui aspirar aquele odor, um gás tóxico (monóxido de carbono), que arde nossos olhos e pode provocar vômitos e dor de cabeça. Tanto o motorista como os pacientes ficam em situação difícil  pacientes respirando gás tóxico, colocando suas vidas em risco. Não é tão caro  repor essa peça, é melhor prevenir do que remediar. Precisam ser tomadas providências Urgente!

 Chega-se na garagem não tem carro para transportar os pacientes para a zona rural e povoados.  Esses dias tive que levar no meu carro um pessoal que veio de viagem e não tinha carro pra levá-los. Não é papel do vereador fazer isso, mas infelizmente nós estamos exercendo função que não é nossa porque não tem transporte disponível para atender a população. O lixo do Bispador está a mercê do vento, a céu aberto, espalhando nas propriedades particulares, e quando o carro vai pegar ainda pega pela metade. Portanto, Senhora presidente, fica aqui as minhas cobranças.  Peço a vossa excelência que as encaminhem ao gestor municipal, para que venham através dos setores competentes serem executadas. Boa noite!