O novo presidente é do PT e irá assumir a presidência no seu terceiro mandato de vereador.
O vereador José Jaeckson dos Santos Coelho (PT), conhecido por Kero, foi eleito na tarde de sexta-feira (12), por unanimidade, o novo presidente da Câmara de Vereadores de Capela do Alto Alegre, município localizado no território do Jacuípe, para o biênio 2015/ 2016. O primeiro vice-presidente será Ronivaldo Ferreira de Almeida (PRB), primeiro secretário Luis Romeu Oliveira Mascarenhas (PP) e o segundo, Domingos Cunha de Oliveira (PSL), mais conhecido por Raminho Eletricista.A presidente da Câmara, vereadora Osvalci Araújo Parente (PP), declarou aberta a sessão ás 14h30 e conduziu o processo de eleição da mesa diretora com a apresentação dos requerimentos de candidaturas e em seguida efetuou a chamada nominal dos vereadores para votação e posteriormente a apuração. O vereador José Jaeckson dos Santos Coelho, conhecido por Kero, recebeu os nove votos a favor e seus colegas de chapa, Ronivaldo Ferreira de Almeida, “Rone”, candidato a vice-presidente, oito votos a favor e um voto em branco.
Para o cargo de primeiro secretário, Luis Romeu Oliveira Mascarenhas, recebeu sete votos a favor, um contra e um voto foi em branco. Raminho, na disputa para segunda secretaria, foi eleito com sete votos a favor, um voto contra e um em branco.
O vereador Kero está exercendo seu terceiro mandato e, segundo ele, em outro momento seu nome havia sido cogitado para presidência, mas ele recuou e só agora, após receber o incentivo do vereador e ex-presidente da Câmara, Arismário Gomes (PTB) resolveu aceitar o desafio. Ele disse em seu pronunciamento que foi cauteloso e procurou conversar com os colegas, iniciando por Rony, que também pretendia ser candidato e abriu mão para lhe apoiar e depois com o vereador Luis Marcelo Oliveira do Nascimento (PMDB), “Marcelo de Ipiraí”, que também abraçou sua proposta.
Kero disse também que se entende bem com os vereadores da situação, e dois deles, Raminho e Romeu, fazem parte da chapa. “Me relaciono bem com todos os vereadores e entendo que é necessário ter oposição. Vou saber conduzir está casa e terei respeito e consideração a todos”, falou Kero.
Ele parabenizou o trabalho realizado pela vereadora Osvalcy parente nestes dois anos do primeiro biênio e disse que houve avanço no poder legislativo e disse que só não erra quem tenta acertar.O futuro presidente não fez nenhum tipo de comemoração pela vitória, disse que prefere fazer no final do ano 2016 quando estiver encerrando, ciente da missão cumprida.
Osvalci Parente, desejou sorte a Kero pela vitória e confessou que havia um desejo de ser candidata à reeleição, mas percebeu o desejo dos colegas em ter uma alternância e diante desta realidade, retirou sua candidatura e apoiou o petista. Ela disse que a missão não é fácil e citou as dificuldades que obteve no primeiro ano e o peso da responsabilidade de ser o segundo poder, ao se referir a Câmara Municipal.
Rapidamente, prestou contas das ações realizadas, a exemplo do trabalho parlamentar, onde projetos em regime de urgência que necessitariam de sessenta dias, foram tramitados e aprovados em oito dias. Falou do seu comprometimento, dedicação e vontade de deixar uma marca e está satisfeita com a reforma da sede e aquisição de um veículo zero quilômetro.
Ele disse ainda que buscou ser presidenta de todos, respeitando e atendendo os vereadores da oposição e situação, porém afirmou que foi perseguida pelo prefeito Joseney da Silva Santos (PTB), conhecido por Ney do Banco. Osvalcy se emocionou ao lembra do pai Osvaldo Fernandes, prefeito por dois mandatos em quem encontra inspiração.
Falou que teve suas contas aprovadas e agradecer a todos que participaram de sua gestão, finalizando agradecendo aos colegas vereadores, servidores, a família, inclusive sua mãe Iracy Parente, e os amigos que sempre estiveram presentes e próximos durante esse período. Ela informou que ainda que a posse dos eleitos se dará em sessão solene e será convocada através de um edital de convocação obedecendo ao prazo regimental, determinando data, local e horário.
O que disse os vereadores
O vereador José Silva dos Santos (PSC), o primeiro a falar, parabenizou a vitória de forma unânime e disse que prevaleceu a democracia e externou seu desejo que Kero conduza bem os trabalhos. Zé Silva, também exerce seu terceiro mandato, exatamente o mesmo tempo que Kero está no Poder Legislativo.
O vereador conhecido por Raminho Eletricista, lamentou os comentários negativos antes do pleito sobre a condição de Kero administrar a Câmara, mas disse que o conhece e sabe que será possível realizar este trabalho. Sobre o resultado que o elegeu como segundo secretário, ele disse que respeitava aqueles que não votaram nele, pois fazia parte do processo democrático.
Rony, também lamentou o episódio dos últimos dias e afirmou que ele e o vereador Marcelo acreditaram no petista e se empenharam para que houvesse está unanimidade e que estão dispostos a ajuda-lo nesta missão, desfazendo a imagem que Kero não tinha curso superior. “Ele é um homem honesto e respeita os eleitores que lhe deram votos”, concluiu.
Luis Marcelo Oliveira do Nascimento (PMDB), conhecido por Marcelo de Ipiraí lembrou que 2005, quando disputou a eleição para presidente, mesmo sabendo que perdia, contou com apoio de Kero e agora soube reconhecer. Ele também parabenizou Osvalcy pela condução dos trabalhos.
Arismario Gomes de Oliveira (PTB), destacou a importância da eleição e disse ao presidente eleito que, além de vereador, agora está revestido de responsabilidade de ser o representante do poder legislativo junto ao Tribunal de Contas e na condução do poder legislativo, mesmo com poucos recursos.