domingo, 22 de setembro de 2013

Vereador Zé Silva envia requerimento á Câmara de Vereadores convocando uma audiência pública para discussão dos projetos de Leis que trata do parcelamento das dívidas do capela-Prev.

Exm. Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Capela do Alto Alegre

R E Q U E R I M E N T O

O Vereador que este subscreve nos termos regimentais vigentes, REQUERER a Chefe do Legislativo Municipal, uma Audiência Publica para Prévia discussão dos Projetos de Lei 580/2013 e 581/2013, referentes as propostas de parcelamento da divida do Capela Prev – Instituto de Previdência deste Município, com representantes das seguintes Entidades:

Câmara Municipal
Mesa Diretora e demais Vereadores interessados

Executivo Municipal:
Prefeito ou Representante
Secretario de Finanças ou representante
Controlador Interno ou representante
Chefe de Departamento Pessoal

CAPELAPREV:
Membros da Diretoria Administrativa e seu Assessor Jurídico.
Presidente ou representante do Conselho de Administração
Presidente ou representante do Conselho Fiscal

SINPUMCA – SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DESTE MUNICÍPIO
Diretoria Administrativa e Conselho Fiscal – com a devida notificação aos Servidores Públicos deste Município, filiados ou não.

Sala das Sessões 18 de Setembro de 2013.


RECEBIDO

HORA

:
DATA
    18 /09/2013


ASSINATURA/CARIMBO
José Silva dos Santos
Vereador PSC
A presente Matéria foi apresentada, discutida, votada e aprovada, na Sessão Plenária ordinária do dia 19 de setembro de 2013.
Encaminhe-se ao Executivo.

Sala das Sessões em 20 de setembro de 2013.

Osvalci Araújo Parente
                             Presidente
 
 






                                                

sábado, 14 de setembro de 2013

VEJA UM BREVE RESUMO DO DISCURSO VEREADOR ZÉ SILVA NA SESSÃO DE 12-09-13

-COBRA UMA RESPOSTA SOBRE A NÃO REALIZAÇÃO DAS BIÓPSIAS PELO SUS

-FALA DA SITUAÇÃO DE DESCONFORTO E PERIGO QUE OS PACIENTES QUE VIAJAM PARA FEIRA DE SANTANA ESTÃO SUBMETIDOS


-COBRA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE QUE AUTORIZE O HOSPITAL SÃO LUCAS REALIZAR CURATIVOS EM FINAIS DE SEMANA

-Mais uma vez em meu discurso na sessão desta quinta feira 12-09-13 cobrei uma resposta do novo gestor da saúde sobre  a questão das Biópsias. Muitos pacientes que estão passando por processo cirúrgico em nosso município não estão conseguindo realizar as biópsias da peça cirúrgica solicitada pelo médico cirurgião por não pode arcar com a despesa do procedimento que custa em torno de 80 a 350 reais  ou até mais.
- Também levei  pra Câmara uma constante reclamação da população reverente as viagens para Feira de Santana onde os pacientes tem que sai as 02:30 da manhã chegando em feira  por volta das 04:00 a 04:30hs, ficando a mercê de alguma ação de marginais, colocando até a vida das pessoas em risco.

- Cobrei  também  uma solução para a problemática dos curativos dos finais de semana, haja  vista a resistência do HSL em fazer os curativos. É necessário que haja essa parceria em prol da população. A responsabilidade para com a população não é só dos postos de saúde e sim também do Hospital. Muitos pacientes que dependem dessa assistência estão sendo prejudicados nos finais de semana. Existem curativos mais complexos que precisam ser feitos por  profissionais de saúde. Por isso estou cobrando do novo secretário de saúde  que resolva esta situação autorizando o Hospital a atender esses pacientes nos finais  de semana, quando for preciso.  Não se pode alegar que não tem funcionário suficiente pra realizar este procedimento, nem tampouco material. Se tem recurso para celebrar um contrato com uma empresa de 549 mil por trimestre(abril  a junho-2013), não podemos imaginar que falte material humano e muito menos material para curativo. 

domingo, 8 de setembro de 2013

Vereador Zé Silva, Presidente da Comissão de Saúde realiza reunião com a farmacêutica e coordenadora da Vigilância Sanitária do município.

Em reunião convocada  por mim, em nome da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Capela do Alto Alegre, dia 03-09-13, reunimos eu,  a Farmacêutica Cristiane e  a Enfermeira  Atiane – Coordenadora  da  Vigilância Sanitária do município.

A reunião teve como pauta a situação dos medicamentos vencidos os quais se encontram  guardados numa sala do imóvel onde fica a farmácia básica e principalmente para discutir um destino adequado para esses medicamentos.  Como muitos já tem conhecimento esses medicamentos em sua maioria são oriundos das farmácias do comércio da cidade, outra parte oriunda dos PSFs, outro parte de amostra grátis, etc. A maioria os medicamentos vencidos da farmácia básica não são de uso comum. Porque se fosse poderíamos chamar todos o gestores de incompetentes por estar desperdiçando  os recursos públicos.  Agora, o que achei um absurdo foi a grande quantidade de medicamentos importantes e de uso comum recolhidos das farmácias particulares. Como por exemplo:  Suplementos vitamínicos, anti-anêmicos, vermífugos e até Leite em Pó, etc.
Infelizmente,  essa é a situação de todos os pequenos municípios. Todos vivenciam o mesmo processo. O ideal seria contratar uma empresa para  assumir a responsabilidade de dar o descarte adequado para esses produtos.
Quero dizer que a nossa reunião foi muito proveitosa, pena que os outros membros da comissão  os vereadores Rone e Marcelo não poderam  estar presentes. 
              Encerramos a reunião traçando um Plano de ação objetivando reduzir as perdas de medicamentos no município, como por exemplo:
- Realizar reunião trimestral com as equipes  dos PSFs
- Informatizar as Unidades de Saúde para implementar um controle de estoque efetivo e eficiente.
- Contratar Empresa em parceria com outros municípios da região que descartes os medicamentos vencidos e demais resíduos de  saúde.

Em nome da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores agradeço a disposição da Dra. Cristiane e da Dra. Atiane que de pronto atendeu a minha convocação para esta reunião ali na Câmara.