domingo, 23 de dezembro de 2012


HERPES ZOSTER | Sintomas e tratamento



O vírus Varicella-Zoster é responsável por duas doenças distintas: herpes zoster (também conhecido como cobreiro ou zona) e catapora (também conhecida como varicela). O herpes zoster é uma doença causada pela reativação do vírus Varicella-Zoster que pode ocorrer nos pacientes que já tiveram catapora. Neste texto vamos abordar as causas, os sintomas e o tratamento do herpes zoster.

Este texto abordará apenas o herpes zoster. Se você está à procura de informações sobre catapora (varicela), seu texto é este: CATAPORA (VARICELA) | Sintomas e tratamento.

Herpes zoster e herpes simples (labial ou genital), apesar de terem nomes semelhantes e serem causados por vírus da mesma família, são duas doenças completamente distintas. Se você está está à procura de informações sobre herpes, leia: HERPES LABIAL | HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento. 

Como surge o herpes zoster?
 
Quando somos expostos ao vírus Varicella-Zoster pela primeira vez, normalmente durante a infância, desenvolvemos a conhecida doença chamada catapora (varicela). Durante a fase aguda da doença, quando surgem as conhecidas erupções, o vírus invade as terminações nervosas da pele e migra até algumas cadeias de gânglios localizadas próximo à medula espinhal e ao cérebro. Após uma ou duas semanas de catapora, o nosso sistema imunológico consegue controlar a infecção na pele, porém o vírus consegue permanecer "escondido" durante décadas nestes gânglios do sistema nervoso.
 
Herpes zoster 
Herpes zoster
Toda vez que o vírus tenta sair do seu esconderijo, nosso sistema imune, que agora possui anticorpos específicos contra o vírus Varicella-Zoster, consegue impedi-lo. Quem já teve catapora uma vez não a tem novamente, mesmo que entre em contato com outras pessoas contaminadas. O paciente mantém a vírus encurralado, não apresentando nenhum sintoma, nem sendo capaz de transmiti-lo para outras pessoas.

Entretanto, se um paciente que já teve catapora desenvolve alguma doença ou problema que cause uma queda no seu sistema imune, o vírus Varicella-Zoster pode voltar a se reproduzir e a manifestar sintomas. Neste caso o paciente não apresenta catapora novamente, mas sim o herpes zoster. Portanto, o herpes zoster é uma reativação da catapora que ocorre por debilidades do sistema imunológico. 

Sintomas do herpes zoster

Quando o vírus se reativa, ele faz o caminho inverso, viajando do nervo até a pele, causando a lesão típica do herpes zoster que são múltiplas vesículas (bolhas) avermelhadas, restritas a uma pequena zona do corpo, exatamente aquela que é inervada pelo nervos que "escondiam" o vírus. 


Para entender as características da lesão pelo herpes zoster é preciso saber um pouquinho sobre a anatomia da medula espinhal e seus nervos.

Dermátomos  A medula espinhal está conectada ao cérebro, possui mais ou menos 45 cm de comprimento e fica dentro da coluna vertebral; vai da primeira vértebra cervical, lá em cima do pescoço, até a segunda vértebra lombar. Ao longo da medula saem vários plexos de nervos periféricos para todo o corpo, responsáveis pela inervação de regiões específicas.

Acompanhe a figura ao lado para entender as várias regiões do corpo inervadas por diferentes nervos oriundos da medula espinhal. Cada região é chamada de dermátomo.

A região do mamilo, por exemplo, é inervada por nervos que nascem na altura da vértebra T4 da coluna torácica. Cada vértebra lança um par de nervos, cada um inervando uma metade do corpo.

Portanto, se o vírus Varicella-Zoster estiver escondido em gânglios próximos à raiz do nervo T10, por exemplo, quando houver reativação, ele viajará até a região do umbigo e causará erupções neste local.

 
Herpes zoster 
Herpes zoster
 Na foto ao lado, é possível ver uma lesão de herpes zoster acometendo a região inervada por T1 e T2. Repare que a lesão termina exatamente na metade do corpo, já que apenas um par do nervo costuma transportar o vírus.

Portanto, a lesão do herpes zoster tem duas características: costuma ser em "faixa", ao longo do dermátomo, e não ultrapassa a linha média do corpo. 

O dermátomo acometido pelo herpes zoster costuma apresentar uma sensação de queimação ou formigamento durante um ou dois dias antes das lesões surgirem. Também são comuns sintomas sistêmicos como febre e mal-estar. Quando o herpes zoster aparece, ele costuma começar como um rash doloroso avermelhado, evoluindo rapidamente para as típicas vesículas (bolhas). A região torácica e lombar são as mais acometidas.

Novas vesículas vão surgindo ao longo de 3 a 5 dias, geralmente aliviando após 7 a 10 dias, quando as bolhas secam e começam a formar crostas. As lesões e a dor podem demorar até um mês para desaparecem completamente; em alguns casos, há formação de cicatrizes.

nevralgia pós-herpética é uma complicação que se caracteriza pela permanência da dor no local acometido mesmo depois de muito tempo da resolução da lesão. A infecção desaparece mas a dor fica. Em alguns casos a dor da nevralgia pós-herpética é tão intensa e contínua que pode causar depressão e incapacidade física.

Se após 7 a 10 dias ainda estiverem surgindo novas bolhas ou se o quadro estiver acometendo vários dermátomos ao mesmo tempo, deve-se pensar na possibilidade de uma doença debilitante do sistema imune por trás, como câncer ou AIDS. Estes são os pacientes com maiores riscos para complicações.

A reativação do zoster na face pode ser perigosa, principalmente se acometer a área dos olhos, o que pode levar à perda da visão. A síndrome de Ramsey Hunt é uma paralisia facial que ocorre pelo acometimento dos nervos faciais pelo herpes zoster (leia: PARALISIA FACIAL | PARALISIA DE BELL | Causas e Tratamento). Também é comum nesta síndrome a ocorrência de labirintite (leia: LABIRINTITE | Sintomas e tratamento).

Ao contrário da catapora que aparece apenas uma vez, o herpes zoster pode recidivar sempre que houver uma baixa no sistema imune.

Transmissão do herpes zoster 

O paciente com herpes zoster ativo é contagioso apenas para as pessoas que nunca tiveram catapora, ou seja, nunca foram infectadas pelo vírus Varicella-Zoster. Quem nunca teve catapora, se entrar em contato com pacientes com herpes zoster, irá desenvolver catapora, pois esta é sempre a forma inicial de contaminação por este vírus. Ninguém desenvolve herpes zoster sem antes ter tido catapora.

Pessoas que já tiveram catapora ao longo da vida ou que foram vacinadas podem ter contato com pacientes com herpes zoster sem risco de desenvolver qualquer doença, pois são um grupo que possuiu anticorpos contra o vírus. Lembre-se, o vírus é o mesmo, apenas a manifestação clínica é diferente.

Fatores de risco para herpes zoster

Para se ter herpes zoster é necessário já ter tido catapora em algum momento da vida. Algumas vezes o quadro de catapora na infância é tão leve que o paciente pode não saber que a teve, o que às vezes causa certa confusão quando décadas mais tarde surge uma lesão de herpes zoster. Até 20% dos pacientes com história de catapora na infância apresentarão pelo menos um episódio de herpes zoster, geralmente após os 50 anos. Entre os pacientes com mais de 85 anos essa taxa sobe para mais de 50%.

Como já referido neste texto, o herpes zoster surge quando há uma queda nas defesas imunológicas. Entre os fatores de risco podemos citar:

- Idade acima de 50 anos.
- Estresse físico ou psicológico.
- Privação do sono.
- Diabetes mellitus (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
- Câncer (leia: CÂNCER | Sintomas e tipos).
- Quimioterapia.
- Doenças crônicas.
- Uso de drogas imunossupressoras.
- HIV / AIDS (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)).

Tratamento do herpes zoster

O herpes zoster, na maioria dos casos, desaparece espontaneamente após alguns dias. Porém, o tratamento com antivirais, como o Aciclovir, Valaciclovir ou Famciclovir, está indicado para acelerar este processo. São drogas que, se inciadas precocemente, de preferência nas primeiras 72 horas de doença, diminuem a severidade, duração e os riscos de complicações.

A dor do herpes zoster pode ser intensa em alguns casos e o uso de analgésicos é indicado. Há pacientes em que é preciso lançar mão de opióides (derivados da morfina) para o controle da dor. Como a dor é de origem neurológica, drogas antidepressivas, como a Amitriptilina ou a Nortriptilina, ou anticonvulsivantes, como a Gabapentina ou Pregabalina, também podem ser usadas para aliviar os sintomas, principalmente nos casos de nevralgia pós-herpética.

A vacina contra o vírus Varicella-Zoster previne não só a catapora como também o herpes zoster. A vacina deve ser tomada na infância por pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.

 Vérsion en español:  HERPES ZOSTER | Síntomas y tratamiento


Leia o texto original no site MD.Saúde: HERPES ZOSTER | Sintomas e tratamento http://www.mdsaude.com/2011/04/herpes-zoster.html#ixzz2FvBhejU0

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012




 Justiça eleitoral de Capim Grosso diploma eleitos do município de Capela do Alto Alegre



Capela do Alto Alegre
nei do banco - prefeito de capelaO bancário e líder cooperativa, Joseney da Silva Santos (PTB), “Ney do Banco”, venceu o médico Claudinei Xavier Novato (PCdoB), com uma margem de 326 votos. “Nei do Banco” obteve 52,22% dos votos válidos e “Dr. Nei”, 47,78%. O ex-prefeito Carlos de Oliveira Carneiro (PP), foi diplomado como vice-prefeito a ser empossado em 01 de janeiro.
Nei, que assumirá pela primeira vez um cargo conquistado através do voto, foi eleito com o apoio das tradicionais forças políticas de Capela do Alto Alegre, principalmente ex-prefeitos ou familiares de grandes lideranças.
diplomados de capela do alto alegre 2012Foram diplomados os vereadores Luís Marcelo Oliveira do Nascimento, Marcelo do Ipirai (PMDB – 549 votos), Ronivaldo Ferreira de Almeida “Rony” (PRB – 544 votos),

José Silva dos Santos “Zé Silva” (PSC – 533 votos), Domingos Cunha de Oliveira, “Raminho Eletricista” (PSL – 519 votos), Jose Jaeckson dos Santos Coelho, “kero” (PT – 509 votos), Luís Romeu Oliveira Mascarenhas (PP – 508 votos), Osvalci Araújo Parente (PP – 477 votos), Arismario Gomes de Oliveira (PTB – 448 votos) e Rafael Carneiro dos Santos (PV – 399 votos).

terça-feira, 18 de dezembro de 2012


Capela do Alto Alegre – Câmara realiza sessão de encerramento dos mandatos parlamentares 2009-2012

Os vereadores usaram a Tribuna mais como forma de agradecimento e pedido de desculpas

câmara de capela - vereador Arismário
Arismário festejou a aprovação de suas contas pelo TCU, entre as poucas de todo estado da Bahia
Com a leitura do Salmo 91, onde está escrito que todo aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará, pelo vereador José Silva dos Santos (PSC), os vereadores do município de Capela do Alto Alegre, no território do Jacuípe, abriram na segunda-feira (17), ás 20h, a última sessão da atual legislatura, encerrando o sétimo mandato legislativo. Num clima de congraçamento, Zé Silva como é chamado o social Cristão, agradeceu a oportunidade de efetuar a leitura bíblica, em especial por se tratar segundo ele do salmo mais importante da Bíblia, pois serve para todos os momentos da sua vida.
Na presença de familiares, funcionários da casa e muitos convidados, os vereadores demonstraram satisfação pelo final de mandato e consciência tranquila do dever cumprido. Os vereadores Áureo Ferreira de Oliveira (PTS), Cristiano Cardoso da Silva (PTB), Valdlaberto Martins dos Santos (PSB) e Dermival Carvalho de Oliveira (PR), não disputaram a reeleição e Carlito Feliciano de Cerqueira (PDT), disputou e não conseguiu obter êxito eleitoral. Áureo e Carlito não compareceram a sessão.
câmara de capela - vereador --O vereador Cristiano Cardoso da Silva, em seu pronunciamento, falou das calorosas discussões durante os quatro anos de mandato que resultou em benefícios para o município, pois faz parte do processo democrático. Ele disse que tentou fazer o melhor neste período e lamentou que nenhuma reivindicação de sua autoria houvesse sido atendida pelo prefeito Claudinei Xavier Novato  (PCdoB), em especial aquela mais discutida em seus pronunciamentos que era a ampliação do cemitério do Povoado da Conceição, principal base eleitoral.
Para Cristiano Cardoso, um marco nesta gestão foi à luta pela manutenção da Comarca. “Nesta luta quem saiu ganhando foi o município”, concluiu o parlamentar.
câmara de capela - vereador BetoValdlaberto Martins dos Santos garantiu que mesmo sem mandato não irá deixar de frequentar as sessões como cidadão e utilizou o espaço na tribuna para fazer uma retrospectiva das ações de mandato. Segundo ele, foram realizadas 146 sessões ao longo dos quatro anos e faltou apenas seis. “Apresentei neste mandato 03 projetos leis, 03 de resolução, 78 indicações, 83 ofícios, 08 requerimentos e usei tribuna em 131 sessões”, comemorou o socialista.
Beto, como é conhecido o parlamentar, lembrou as audiências públicas que participou inaugurações ao lado do governador, audiência com diversos secretários de estado e a conquista de eletrificar várias comunidades rurais que muitos há anos vinham lutando por este beneficio. “Nesta luta por energia contamos com o mandato da deputada Neusa Cadore”, concluiu Beto.
câmara de capela - vereador ---Depois de dois mandatos, o vereador Dermival Carvalho de Oliveira usou a tribuna para dizer que estava com o dever cumprido, porém não tinha intensão em disputar outras eleições. “Estou consciente que cumpri o papel e desejo sucesso e sabedoria aos novos vereadores para que saibam usar bem o dinheiro do povo e fiscalizem para que realmente sejam administrados”, falou Carvalho.
câmara de capela - vereador RomeuO vereador Luiz Romeu Oliveira parabenizou os vereadores que estão deixando o mandato e reconheceu que prestaram relevantes serviços em beneficio do município, apesar das divergências de ideias, mas prevaleceu a democracia. “As divergências saudável em torno dos projetos que beneficia o município, faz parte da democracia”, falou o progressista.
Romeu destacou também o trabalho realizado por presidente Arismário Gomes, a exemplo da reforma e ampliação da sede do legislativo e a boa condução do poder legislativo, resultando na aprovação das contas do exercício 2011 sem ressalva. Reeleito para o terceiro mandato com 508 votos, Luiz Romeu disse que entendia a resposta das urnas com um chamamento para servir com mais responsabilidade, pois a cada mandato se tornava mais preparado para missão e não poderia errar.
câmara de capela - vereador KeroO petista, vereador José Jaecksom dos Santos Coelho, reeleito pela coligação contrária ao prefeito eleito Joseney da Silva Santos, “Ney do Banco”, deixou claro que não será empecilho para a próxima gestão e manterá na defesa do município. “Quero desejar muita sabedoria ao prefeito eleito”, falou Kero, como é chamado politicamente.
Reeleito para o terceiro mandato, o vereador José Silva dos Santos, falou ao CN que avaliava positivamente os oito anos que está exercendo o mandato legislativo e o reconhecimento popular veio nas urnas em outubro quando obteve 533 votos.
câmara de capela - vereador - Zé SilvaO Social Cristão, único evangélico entre os vereadores, convidou um grupo de pastores para sessão e, além da agradecer as igrejas e aos familiares, lembrou os funcionários da câmara, que prestam importantes assessorias a todos aos vereadores, “portanto eles (os funcionários), são fundamentais no êxito das nossas funções parlamentares”, falou Zé Silva. Eleito pela base de oposição, o parlamentar garantiu que vai continuar ajudando o gestor municipal, independente de grupo e irá defender a união em torno do coletivo, bandeira principal dos seus mandatos.
câmara de capela - vereador Arismário.4Palavra do presidente – O presidente da Câmara, vereador Arismário Gomes (PTB), se mostrou bastante satisfeito diante da participação festiva dos seus colegas e aproveitou a ocasião para agradecer a todos pela compreensão e dedicação coletiva durante os trabalhos legislativos, principalmente com mensagem fraterna pela chegada do Ano Novo. “Hoje é um dia de muita importância”, afirmou Arismário Gomes enquanto lembrava que sua vida caracterizava por quebra de paradigma que começou ainda na faculdade.
Depois de exercer a função vereador pelo município de Riachão do Jacuípe, vice-prefeito no período 1989/1992 do então prefeito Osvaldo Fernandes de Araújo, prefeito no período 1993/1996, em 2008, disputou a eleição para vereador em Capela do Alto Alegre, elegeu presidente da Câmara, depois reeleito para dirigir o poder legislativo por mais dois anos e em outubro foi reeleito vereador, missão muito difícil, afirmou Arismário Gomes.
câmara de capela - vereador - plenárioSegundo ele, uma marca deste período que está à frente do Poder Legislativo, foi mudar a “cara” da Câmara, ´principalmente na forma de pensamento nas votações dos projetos. ”Aqui se vota pela qualidade e importância do projeto. Com este comportamento conseguimos o respeito da sociedade”, comemorou Gomes. Continuou: “A Câmara de Capela é visto com uma força de poder”,
“Estou muito satisfeito pelo trabalho desenvolvido e não o fiz só”, falou Arismário. Ele, durante o pronunciamento de encerramento, garantiu que irá passar a presidência da Câmara sem nenhum débito, inclusive relacionado aos funcionários.
câmara de capela - vereador Arismário.2Ele se emocionou ao falar sobre aprovação das contas do exercício 2011 pelo Tribunal de Contas dos Municípios, que aprovou na íntegra, sendo este o 15º Legislativo a ter quitação plena. “Todos os gestores devem prezar por isso e nós trabalhamos para aprovar sem ressalva, pois as Câmaras têm que dar exemplo”, afirmou o presidente.
Ao encerrar, ele garantiu que no ato de posse dos próximos gestores, todas as cadeiras do plenário da câmara serão substituídas e as “cadeiras plásticas vão deixar de existir”.
Dentre o público que assistia à sessão, estava à professora Andreia Souza do Nascimento, residente na Rua Eulália Sapucaí Costa. Eleitora do vereador Luiz Romeu, ela é considerada a “mais fiel”, entre todos os munícipes em frequência das sessões. Chega sempre primeiro, ocupa uma das cadeiras da frente e assiste à sessão com bastante atenção. “Quero saber o que os vereadores discutem, os seus projetos e tirar as minhas conclusões e não ficar sabendo pelo que dizem nas ruas”, falou a professora.
Ela sempre gostou de frequentar as sessões, mas neste mandato disse que foi com mais assiduidade e até mesmo “ganhando” de alguns vereadores. “Vim mais nas sessões do que alguns vereadores” brincou a professora enquanto era abraçada pelo presidente da Câmara Arismário Gomes.
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascaren

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012





01-12-2012 - Capela do Alto Alegre – Evangélico ira realizar 2ª Maratona de Leitura Bíblica
A primeira edição previa 80 horas, levou 88 Horas e 40 Minutos.
O Conselho de Pastores da cidade de Capela do Alto Alegre (COPLEV) irá iniciar na próxima quarta-feira, 05 de dezembro a segunda Maratona de Leitura Bíblica, o objetivo desta maratona é comemorar o Dia da Bíblia comemorado pelos evangélicos no segundo domingo de dezembro. Um stand é montado na praça e são formadas equipes para leitura bíblica, cada equipe são responsáveis por duas horas de leituras e assim fiam 24h lendo a bíblia, a primeira edição inicio na noite do dia 08/12/2011 e previa terminar na tarde de domingo 11/12/2011, às 17h mas a leitura foi até a madrugada da segunda, 12/12/2011 às 1:52h. Cadeiras são reservadas para pessoa que queiram acompanhar a leitura, também é transmitida na internet pelo endereço http://amamosabiblia.blogspot.com, a segunda edição será testada a transmissão em vídeo.
Segundo a organização este ano o local coberto é maior um toldo de 144m², previsto para começar 05/12/12, às 20h e deverá ir até o domingo a tarde.


Assembleia Legislativa realiza na Câmara de Feira, nesta quinta, audiência pública sobre violência (05.12.2012)

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizará na tarde desta quinta-feira (6), a partir das 14h30, audiência pública, para tratar sobre a questão da crescente onda de violência no município. O vereador Ailton Mô (foto) está convidando a população a participar do evento.
Assembleia Legislativa realiza na Câmara de Feira, nesta quinta, audiência pública sobre violência (05.12.2012)
Foto: Mara Vieira
A audiência Pública foi solicitada pelos deputados Capitão Tadeu Fernandes e Carlos Geilson, da Subcomissão de Segurança Pública e Defesa Civil da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.
O vereador observa que o evento é de relevância para a cidade, uma vez que visa debater os alarmantes índices de violência e as possíveis soluções para o problema.
Segundo ele, Feira de Santana está entre os três municípios mais violentos da Bahia. Ailton apelou aos profissionais de imprensa que fazem a cobertura policial para não deixarem de comparecer ao evento.
A audiência pública deve contar com a presença de prepostos do Ministério Público, das Polícias Militar e Civil, o juiz Walter Junior, da Vara da Infância e Juventude, entre outros.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

HIPOTIREOIDISMO

HIPOTIREOIDISMO: Causas, Sintomas e Tratamento

Maria das Graças Teles Martins*
mgtmartins@gmail.com

INTRODUÇÃO

O hipotireoidismo é muito comum. É difícil estimar o número de pessoas com a doença, pois muitas têm hipotireoidismo e não sabem. Pesquisas revelam que cerca de 5 milhões de brasileiros têm hipotireoidismo, a grande maioria ainda não diagnosticada. O hipotireoidismo pode ser encontrado em homens e mulheres. Sua incidência aumenta com a idade, sendo quatro vezes mais freqüente nas mulheres, principalmente após 50 anos. Atualmente, causas, sintomas, diagnóstico e tratamento do hipotireoidismo são bem definidos. O distúrbio acomete 1% a 3% da população em geral e é considerado uma das queixas mais freqüentes nos consultórios de endocrinologia. É indispensável tratar o hipotireoidismo, pois a falta de tratamento pode ocasionar sérios danos a sua saúde. Os riscos da falta de tratamento do hipotireoidismo diferem de pessoa para pessoa.

O QUE É A TIREÓIDE?

A tireóide é uma glândula situada na parte da frente do pescoço, abaixo do chamado "pomo de Adão". Tem formas comparadas à de escudo ou de borboleta, sendo facilmente palpável. É responsável pela produção dos hormônios tireoideanos T3 (triodotironina) e T4 (levotiroxina). Essas substâncias são transportadas pelo sangue para todas as partes do corpo, regulando o metabolismo. “Entre outras coisas, o metabolismo refere-se à maneira pela qual o organismo queima calorias, gorduras, açúcares e atua no trabalho muscular”. Outro hormônio produzido pela tireóide é a calcitonina, que possui a função de regular o cálcio no corpo.

COMO É CARACTERIZADO O HIPOTIREOIDISMO?

É caracterizado pela diminuição ou pela baixa produção dos hormônios T3 (triodotironina) e T4 (levotiroxina). No passado, o Hipotireoidismo era, em geral, diagnosticado quando já estava em estágio avançado. Atualmente, os novos testes laboratoriais possibilitam o diagnóstico em fase muito precoce. Quando um Médico dá um diagnóstico de Hipotireoidismo, isso quer dizer que a pessoa apresenta sintomas comuns, compatíveis com baixa função da glândula Tireóide, ou seja, a Tireóide está produzindo pouco hormônio. Afeta cerca de 1% a 3% da população geral, sendo problema médico comum. É mais freqüente entre as mulheres, em uma proporção de 4 para 1 em relação aos homens. A faixa etária de maior incidência é de 40 a 60 anos. Pesquisas estimam a existência de aproximadamente 5 milhões de brasileiros com hipotireoidismo.

QUAIS AS CAUSAS?

As causas mais comuns do hipotireoidismo são a inflamação crônica da tireóide (chamada tireoidite ou doença de Hashimoto), as manifestações pós-cirúrgicas (retirada parcial ou total da glândula) e as de decorrência de tratamentos prévios de glândula hiperativa. A doença de Hashimoto tem traços genéticos e caracteriza-se pela produção exagerada de anticorpos pelo sistema imunológico que agridem a própria glândula. É uma doença auto-imune que provoca a diminuição da capacidade funcional da glândula.O Hipotireoidismo é muito comum, sendo difícil estimar o número de pacientes com a doença, pois muitas pessoas têm o Hipotireoidismo e não sabem. Uma causa comum em décadas passadas, mas rara nos dias de hoje, é deficiência de iodo no organismo (necessário para a produção dos hormônios tireoideanos). Os produtores de sal são obrigados, por lei, a adicionar iodo ao produto industrializado. "É uma maneira barata e simples de repor o iodo e evitar o hipotireoidismo devido à sua deficiência".


PODE SER CONGÊNITO?

O hipotireoidismo pode ser congênito (ocorrer em recém-nascidos). A prevalência é de 1 para cada 4 mil nascidos-vivos. A disfunção pode ser detectada precocemente, por meio do "Teste do Pezinho". Se não for identificada até o terceiro mês de vida, pode levar ao retardo do desenvolvimento físico e mental dos bebês. A criança com "cretinismo" (como é chamado o mal) apresenta dificuldades para sugar o leite materno e tem a pele amarelada.


OS SINAIS E SINTOMAS

Entre os sinais e sintomas mais comuns do hipotireoidismo temos: fadiga, desânimo, movimentos lentos, discreto aumento de peso ou dificuldade para perdê-lo, sonolência diurna, intolerância ao frio, memória fraca, irregularidade menstrual (e em casos mais graves até infertilidade), dores, cãibras musculares, cabelos e pele secos, queda de cabelos, unhas fracas, prisão de ventre, depressão, irritabilidade, rosto e mãos inchados. Um grande número de pessoas apresenta sintomas "vagos" de cansaço e desânimo. Algumas pessoas acabam atribuindo esses sinais, de forma errônea, ao avanço da idade.

O número e a intensidade dos sintomas variam conforme a duração e o grau da deficiência hormonal da tireóide. Algumas pessoas com hipotireoidismo podem não apresentar sintomas evidentes. Então o diagnóstico dever ser realizado através de exames laboratoriais de rotina. O aumento da tireóide (bócio ou papo) pode ser observado e detectado durante o exame clínico ou mesmo através da queixa do paciente de um "colarinho apertado.


EFEITOS PELOS DIVERSOS ÓRGÃOS DO CORPO




Coração: Diminuição dos batimentos cardíacos.
Cérebro: Dificuldade de concentração e depressão.
Aparelho digestivo: Constipação intestinal (prisão de ventre).
Músculos: Fraqueza, dor e fadiga.
Rins: Retenção de líquidos, levando à edema das pálpebras, principalmente pela manhã.
Fígado: Diminuição do metabolismo do colesterol com aumento dos seus níveis sangüíneos.
Órgãos reprodutivos: Alterações menstruais, abortos naturais e infertilidade.
Pele e cabelo: Queda de cabelos, ressecamento da pele.
Outros sintomas: Apatia, reflexos lentos, discreto ganho de peso ou dificuldade de perdê-lo e dores articulares.

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO ?

O hipotireoidismo pode ser facilmente diagnosticado por meio de um exame de sangue e é tratável. Os exames que ajudam no diagnóstico do hipotireoidismo são: a dosagem de TSH (que é um hormônio produzido pela hipófise, e que estimula o funcionamento da tireóide), e a dosagem de hormônios tireoidianos (T4 e T3). O teste identifica se há níveis baixos do hormônio T4 e níveis elevados do hormônio TSH no sangue. Entretanto, em casos muito leves de hipotireoidismo, ou quando este está apenas no início, pode-se encontrar TSH aumentado com T4 normal. Ou seja, o nível de TSH aumenta antes que o nível de T4 caia abaixo do normal. Essa situação, em que o TSH está elevado com T4 normal, é chamada de hipotireoidismo subclínico. Entre os dois exames de sangue, o TSH é o mais importante, já que o T4 pode variar mais de um dia para o outro ou de uma coleta para a outra; por isso o médico vai prestar mais atenção ao TSH do que ao T4 para fazer o diagnóstico de hipotireoidismo.


Vejamos a explicação:

TIREÓIDE NORMAL
TSH e T4 normais

HIPOTIREOIDISMO INICIAL OU LEVE (SUBCLÍNICO)

TSH alto e T4 normal

HIPOTIREOIDISMO INSTALADO (CLÍNICO)

TSH alto e T4 baixoEssas dosagens podem ser complementadas com a determinação dos anticorpos contra a tireóide (anti-TPO e anti-tireoglobulina), o que identifica a ocorrência da doença de Hashimoto. Nos adultos, as conseqüências do não tratamento do Hipotireoidismo podem provocar considerável desconforto ou incapacidade.

COMO É O TRATAMENTO?

O tratamento do hipotireoidismo consiste na reposição oral de hormônio específico (Levotiroxina-T4), uma vez ao dia, preferencialmente pela manhã em jejum. Esse medicamento repõe o hormônio que a glândula deixou de secretar. A dosagem deve ser individualizada. "É importante que o paciente receba a quantidade certa de hormônio".

DURAÇÃO DO TRATAMENTO

A Levotiroxina Sódica funciona no organismo exatamente como o hormônio natural da Tireóide. É indispensável tomar os comprimidos de Levotiroxina diariamente, para que o objetivo seja alcançado. Como para a maioria dos pacientes, o Hipotireoidismo é crônico, portanto o tratamento deverá ser instituído por toda a vida.

A QUANTIDADE NECESSÁRIA TEM VARIAÇÃO?

A quantidade necessária de Levotiroxina varia de pessoa para pessoa. É importante seguir as instruções do Médico, tomando a dose recomendada de Levotiroxina, diariamente, pois ele solicita exames laboratoriais muito sensíveis para determinar a sua melhor dosagem. Os sintomas do Hipotireoidismo não desaparecem imediatamente após começar o tratamento com a Levotiroxina. Mantendo-se o tratamento, tomando os comprimidos de Levotiroxina diariamente, notará uma lenta e progressiva melhora na aparência e bem-estar. Mesmo que se tenha um Hipotireoidismo acentuado, alguns meses após o tratamento passará sentir alívio de todos os sintomas, lembrando que essa melhora não significa que se pode parar de tomar a Levotiroxina, pois ainda que os sintomas tenham diminuído, é importante continuar o tratamento, pois a Levotiroxina estará substituído o hormônio que a sua Tireóide não fabrica mais em quantidades suficiente. Se parar de tomar a Levotiroxina, o organismo terá a função do hormônio sintético diminuída nos períodos subseqüentes e com isso, nas semanas seguintes, os velhos sintomas voltarão gradualmente. Pesquisas recentes indicam que um excesso de hormônios tireoideanos pode causar perda excessiva de cálcio nos ossos, com risco aumentado para a osteoporose.

NA GRAVIDEZ

Mulheres que engravidam durante o tratamento podem ficar tranqüilas, já que o medicamento reproduz com precisão o hormônio secretado naturalmente pela própria glândula, quando não há disfunção. "É importante, consultar seu médico, já que a dosagem do T4 pode necessitar de ajuste durante a gravidez".

REFERÊNCIAS

ARAÚJO FILHO VJF, BRANDÃO LG, CARLUCCI Jr. D, MOYSES RA, BRESCIA MD'EG, FERRAZ AR. Elevação de hormônio tireoestimulante (TSH) após as lobectomias: incidência e fatores associados. Rev Col Bras Cir. 2007;34(2):84-7.CARVALHO DP. Hipotireoidismo: diagnóstico e princípios terapêuticos. Thyroid Update 2003: 6-25.COOPER DS, DOHERTY GM, HAUGEN BR, KLOOS RT, LEE SL, MANDEL SJ, MAZZASFERRI EL, MCIVER B, SHERMAN SI, TUTTLE RM. Management guidelines for patients with thyroid nodules and differentiated thyroid cancer. Thyroid. 2006;16:109-42FISHER DA. Hipotireoidismo Congênito. Thyroid Innternational.2002; 6(3): 1-12NASCIMENTO ML, PIRES MM, NASSAR SM, RUHLAND L. Avaliação do programa de rastreamento neonatal para hipotireoidismo congênito da secretaria de estado da saúde de Santa Catarina. Arq BrasEndocrinol Metab 2003; 47(1): 75-80.

NOTAS:

*A autora é Psicóloga Clínica e hospitalar, especialista em sexualidade humana, mestre em educação e Mestranda em Ciências da Saúde (UNIFESP)

Imagens: pública disponível na internet.

SITES DISPONÍVEIS NA INERNET:

http://www.polosaude.com.br/artigo/como-faco-para-saber-se-tenho-hipotireoidismo/www.cirurgiaendocrina.com.br www.agendasaude.com.br http://www.bemdesaude.com/content/hipotireoidismo.htmlwww.tireoide.com.br/.../hipotireoidismo/hipotireoidismosinaisesintomas.www.tireoide.com.br

domingo, 14 de outubro de 2012

O Dia do Professor como Feriado Nacional

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes,Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias

Campeã Mundial de Oratória pela JCI - Lena Souza no Bom Dia SC.mpg

ERROS COMUNS NA ORATÓRIA. Não faça isso!...

Oratória Política Básica - Curso Eleições 2012

sábado, 23 de junho de 2012

Dr. Nei e Celson vão disputar a reeleição com apoio de dez partidos O presidente estadual do PCdoB deputado Daniel Almeida, Jonas Paulo presidente do PT no estado, Raimundo Nonato ( Bôbô) deputada Neusa Cadore, compareceram ao ato e levaram motivação a dupla.

Dr. Nei e Celson vão disputar a reeleição com apoio de dez partidos
O presidente estadual do PCdoB deputado Daniel Almeida, Jonas Paulo presidente do PT no estado, Raimundo Nonato ( Bôbô) deputada Neusa Cadore, compareceram ao ato e levaram motivação a dupla.

A Executiva do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Capela do Alto Alegre reuniu seus filiados no inicio da noite de sábado, (16), no salão de festa do Clube Social da cidade para homologação das candidaturas de prefeito, vice-prefeito, vereadores e oficializar a coligação com o PT, PDT, PSB, PSL, PSC, PHS, PRP, PSDB e PMDB. Na oportunidade, foram homologados os nomes de Claudinei Xavier Novato “Dr Nei” (PCdoB) para prefeito e Celson Romeu Ferreira de Almeida (PT), para vice.
Eles foram eleitos em 2008 com 53,19% dos votos válidos e obtiveram 3.523 votos contra 3.100 votos do candidato da oposição Carlos Oliveira Carneiro, e vão disputar a reeleição. Em seu pronunciamento, “Dr. Nei”, falou que sua atuação na vida política do município é marcada por quebra de tabu e externou mais dois que estão sendo quebrados: “Termino meu primeiro mandato com um bom relacionamento com meu vice-prefeito e juntos vamos há reeleição para ganhar, quebrando o tabu em ser o primeiro prefeito reeleito no município”.
O prefeito durante seu pronunciamento “refrescou” a memória da militância recordando a campanha de 2008 quando “plantou na cabeça e no coração” das pessoas a esperança de mudanças, e agora, muito orgulhoso de ter concretizado os compromisso assumidos na época, vai conversar sobre a necessidade de continuar o projeto que vem melhorando a vida das pessoas e desenvolvendo o município, tanto na sede, como na zona rural. “Nós estamos usando os recursos do município com quem mais precisa e nossa preocupação é com a coletividade”, falou o prefeito.
Sobre os partidos coligados, “Dr. Nei”, destacou a presença do PT e reconheceu o papel importante de Jonas Paulo, presidente estadual da legenda, no episódio de 2011 quando membros da oposição tentaram ingressar no partido e retirar da sua base. “Jonas foi decisivo na permanência nesta coligação, inclusive ocupando a vaga de vice-prefeito”, concluiu o comunista.
Ao finalizar, ele disse que a chave e o segredo da vitória é a união de todos pela continuidade do projeto que vem dando certo e aproveitou para alfinetar o principal partido de oposição, o PTB, que segundo ele, pessoas ligadas andam dizendo que a maioria das obras construídas no município são conveniadas com os governos federal e estadual, fato confirmado pelo comunista.
“Com o PTB no governo a situação seria bem pior, pois o partido é inimigo do governo do estado e federal, consequentemente não conseguiram as obras que a cidade necessitava”, disparou o prefeito.
O vice-prefeito Celson Romeu disse ao CN que concordava com as colocações de Bôbô e estava orgulhoso em fazer parte mais uma vez da chapa, pois eram visíveis as ações governamentais e que fazia política com seriedade e respeito.
Jonas Paulo retribuiu o agradecimento dizendo que era um orgulho para o PT fazer parte desta coligação e que o partido não se envolvia com maracutaias.
“Quem colocar as mãos no PT tem que ter as mãos limpas”, garantiu o petista. Ao finalizar o discurso, Jonas Paulo disse aos presentes que é chegado à hora de votar 65, número do PCdoB, que irá encabeçar a chapa, pois o povo votou duas vezes no 13 de Lula, duas no 13 com Wagner e uma vez para Dilma, somando 65.
Para o deputado federal Daniel Almeida, presidente do PCdoB estadual, o município de Capela do Alto Alegre encontrou o rumo administrativo em 2008 e não vai andar para trás.
“Nossa decisão é mais quatro anos. Pensamos assim tomando com exemplo o presidente Lula e o governador Wagner, que no segundo mandato foram melhores que o primeiro e assim será também com Nei”, falou Daniel Almeida, arrancando aplausos dos presentes.
Almeida pediu aos militantes dos partidos que formam a coligação que não baixasse o nível da campanha, pois tinham o que mostrar, a exemplo das obras que contribuíram com o desenvolvimento do município, deixando claro que a gestão de Nei é “água” divisória na história. “Em 2008 participamos da campanha, uma das mais entusiasmada da Bahia e percebemos a satisfação de todos para realizar mais uma, pois o município está bem diferente da situação encontrada em janeiro de 2009”, concluiu o comunista.
A deputada Neusa Cadore, falou ao CN que Capela do Alto Alegre tem motivos para comemorar o resultado do mandato de “Dr. Nei”, pois tem construído muito e colocado em prática bons projetos, a exemplo da agricultura. “Nós necessitamos conduzir Dr. Nei mais uma vez a Prefeitura”, pediu a parlamentar.
Para o diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato, “Bôbô”, o trabalho realizado por “Dr. Nei”, no município de Capela do Alto Alegre é conhecido em toda Bahia e seus colegas prefeitos são os responsáveis por esta divulgação.
Ele disse que é testemunha do esforço do prefeito junto ao esporte e as ações socais, pois constantemente tem visitado a Sudesb e reivindicado ações para Capela do Alto Alegre e, segundo o ex-craque do Bahia, o povo sabe que o prefeito é trabalhador e que faz parte de um partido onde o perfil das pessoas é fundamental para ingressar como membro.
Vereadores presentes

Da esquerda para a direita: Zé Silva, Carlito e Quero
O vereador José Silva dos Santos (PSC), disse que mantém sua posição firme apoiando a reeleição da chapa Nei e Celson, pois não faz parte da sua personalidade mudar de lado, principalmente por entender que o município estar no caminho certo.
Para o vereador Carlito Feliciano de Cerqueira, a bancada dos três vereadores que apóiam a gestão de “Dr. Nei”, é composta de parlamentares que se respeitam e estão apoiando a reeleição do chefe do executivo por entender que o trabalho esperado pela população vem sendo concretizada. “A reeleição só difícil para o prefeito que não trabalha e nós aqui em Capela do Alto Alegre temos um prefeito trabalhador”, concluiu.
José Jaeckson dos Santos Coelho (PT), “Quero”, também compareceu a convenção, que em sua opinião, decidiu o futuro do município.

Por: Raimundo Mascarenhas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CAPELA DO ALTO ALEGRE- BAHIA Destacando na região com um programa inovador na coleta seletiva do lixo

CAPELA DO ALTO ALEGRE- BAHIA
Destacando na região com um programa
inovador na coleta seletiva do lixo , exemplo
para cidades de pequeno porte.
VOCÊ SABIA? 5.561 municípios brasileiros apenas 443 existe coleta seletiva, nossa cidade está entre as 443.
VOCÊ SABIA ? Para cada 1000 kg de papel/papelão fabricados, são sacrificadas 20 árvores.
VOCÊ SABIA ? O plástico dura 450 anos na natureza sem decompor, sua reciclagem economiza 50% poluição
VOCÊ SABIA ? O vidro fica por tempo indeterminado na natureza sem decompor. É 100% RECICLADO
VOCÊ SABIA ? A cada 1 kg de alumínio reciclado, economiza energia para 3 horas de uma TV ligada.
*DESDE A SUA IMPLANTAÇÃO, O PROGRAMA CIDADE LIMPA JÁ ENVIOU
220 MIL Kgs DE PAPEL/PAPELÃO PARA AS FÁBRICAS DE
REAPROVEITAMENTO, CONTRIBUÍNDO PARA QUE 4400 MIL
ÁRVORES NÃO FOSSEM SACRIFICADAS.
*O CIDADE LIMPA, JÁ ENVIOU 96 MIL Kgs DE PLÁSTICOS PARA
AS FÁBRICAS DE REAPROVEITAMENTO.
*O CIDADE LIMPA JÁ ENVIOU 150 MIL Kgs DE VIDROS PARA AS
FÁBRICAS DE REAPROVEITAMENTO.
*O CIDADE LIMPA ENVIOU 98 MIL Kgs DE METAL PARA
AS FÁBRICAS DE REAPROVEITAMENTO.
*C.L. COLETA 7 TONELADAS/MÊS LIXO SECO (80% COLETA SELETIVA)
*O CIDADE LIMPA ATUALMENTE GERA RENDA PARA
08 PESSOAS NA SEDE E 09 PESSOAS NOS POVOADOS.
*O CIDADE LIMPA AGRADECE AS ESCOLAS, COMÉRCIOS E AS 1400 RESIDÊNCIAS
PARCEIRAS DO PROJETO E AMIGOS DA NATUREZA (IMPRIMA)
Contato: Jazon Prado ( Idealizador e Coordenador Geral do Projeto
zonpradomaciel@yahoo.com.br TEL. 81306421 -75 3690-2221

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Comissão aprova projeto que fixa o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.650

12/04/2012 - 12h57
Do UOL, em São Paulo
Comentários3
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (11) o Projeto de Lei 4924/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que fixa o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.650.

Por sugestão do relator, deputado Assis Melo (PCdoB-RS), a comissão também acolheu emenda anteriormente aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família, que fixa o salário dos técnicos de enfermagem em 70% do piso (R$ 3.255), em vez dos 50% previstos no projeto original.

O texto aprovado também aumenta o percentual previsto para auxiliares de enfermagem e parteiras. No projeto original eles receberiam 40% do salário do enfermeiro. O texto aprovado fixa um percentual de 50% do piso (R$ 2.325) para essa categoria.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Com Agência Câmara de Notícias)

PROJETO DE LEI No. 4924 DE 2009 (Do Sr. MAURO NAZIF) Dispõe sobre o Piso Salarial do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.


O Congresso Nacional decreta:

Art. 1º Esta lei altera a Lei n.º 7.498, de 25 de junho de
1986, que “Dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem, e dá
outras providências”, a fim de estabelecer o piso salarial do Enfermeiro, do
Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira.
Art. 2º A Lei n.º 7.498, de 1986, passa a vigorar acrescida
do seguinte art. 15-A:
Art. 15-A. É devido o piso salarial de R$ 4.650,00
(quatro mil e seiscentos e cinquenta reais) ao Enfermeiro,
a ser reajustado:
I – no mês de publicação desta lei, pela variação
acumulada do Índice Nacional de Preços ao Consumidor
– INPC, elaborado pela Fundação Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística – IBGE, de março de 2009,
inclusive, ao mês imediatamente anterior ao do início de
vigência desta lei;
II – anualmente, a partir do ano subsequente ao do
reajuste mencionado no inciso I deste artigo, no mês
correspondente ao da publicação desta lei, pela variação
2
acumulada do INPC nos doze meses imediatamente
anteriores.
Parágrafo único. O piso salarial dos profissionais de
que tratam os arts. 7º, 8º e 9º desta lei é fixado com base
no piso estabelecido no caput deste artigo para o
Enfermeiro, na razão de:
I – cinquenta por cento para o Técnico de
Enfermagem;
II – quarenta por cento para o Auxiliar de
Enfermagem e para a Parteira.
Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
JUSTIFICAÇÃO
A legislação trabalhista brasileira determina uma série de
garantias da remuneração devida aos trabalhadores. Mauricio Godinho
Delgado1 relaciona entre elas o salário profissional, que está inserido nas
proteções jurídicas do valor do salário, denominado de patamar salarial mínimo
imperativo, podendo ser genérico, para todo o mercado, ou especial, relativo a
determinadas profissões ou categorias profissionais especiais. Essa proteção,
na Constituição Federal, está prevista nos seguintes termos:
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e
rurais, além de outros que visem à melhoria de sua
condição social:
...................................................................................
V - piso salarial proporcional à extensão e à
complexidade do trabalho;
.................................................................................
1 Delgado, Maurício Godinho – Curso de direito do trabalho – 4. Ed. – São Paulo: LTr, 2005, pags. 753-
760.
3
O piso salarial é conhecido em nossa legislação ordinária
como salário mínimo profissional, que, segundo ainda Delgado2, é fixado por
lei, sendo deferido a profissional cujo ofício seja regulamentado também por
diploma legal.
Hoje, profissionais de várias atividades, principalmente as
relacionadas à saúde, além de uma carga horária elevada, acumulam mais de
um emprego com o intuito de conseguir uma remuneração digna. Mesmo
assim, em muitos casos, esse objetivo não é alcançado.
A jornada de trabalho desgastante, associada ao estresse
pelos deslocamentos entre os diversos locais da prestação dos serviços,
compromete irremediavelmente tanto a saúde do profissional quanto a
qualidade do atendimento ao paciente. Isso acaba prejudicando a totalidade da
população que, a cada dia, tem seu sofrimento aumentado com a deterioração
do sistema de saúde do País.
Entendemos, assim, que a fixação do piso salarial por lei
torna-se crucial para o bom desempenho de determinadas atividades, na
medida em que dará melhores condições de trabalho aos profissionais que,
percebendo uma remuneração condizente com suas responsabilidades,
poderão exercer o ofício em apenas um estabelecimento.
A presente medida se justifica também como fator de
valorização do profissional que, após anos e anos de estudo de graduação e
especialização, ainda necessita estar constantemente se atualizando para bem
atender os pacientes.
Estudos e informações às quais tivemos acesso por meio
dos profissionais de Enfermagem nos levam à conclusão de que o mais
próximo do ideal de remuneração desses trabalhadores seria um piso salarial
equivalente a dez salários mínimos (R$ 4.650,00, em valores de fevereiro de
2009) para o Enfermeiro, sendo que cinquenta por cento dessa importância
seria o piso para o Técnico em Enfermagem, e quarenta por cento, o do
Auxiliar de Enfermagem e o da Parteira.
2 Idem Nota 2.
4
Queremos com essa iniciativa, como já nos referimos
acima, não somente valorizar os profissionais, como também contribuir para a
melhoria de seu desempenho, sobretudo no que se relaciona com o
atendimento à população. Por essas razões, pedimos o apoio dos Ilustres
Pares para a aprovação deste projeto de lei.

Sala das Sessões, em de de 2009.
Deputado MAURO NAZIF

sexta-feira, 30 de março de 2012

Capela: vereadores aliados do prefeito prometem ocupar a Câmara até que presidente coloque projeto em votação, para o combate a seca e plano de carrei

Capela: vereadores aliados do prefeito prometem ocupar a Câmara até que presidente coloque projeto em votação, para o combate a seca e plano de carreira dos servidores
O protesto poderá ter inicio já na próxima segunda-feira.



Os vereadores da situação, José Silva dos Santos (PSC), José Jaeckson dos Santos Coelho (PT), Carlito Feliciano de Cerqueira (PDT) e Valdoberto Martins dos Santos (PSB), se reuniram no inicio da noite de quarta-feira (28) e decidiram radicalizar suas posições com referencia a dois projetos enviados pelo executivos e, segundo eles, estão sendo criados obstáculos por parte do presidente da Câmara, vereador Arismário Gomes (PTB), de serem colocados na pauta de votação. De forma unânime, os quatro vereadores estão determinados a permanecer na sede da Câmara, manter vigília e permanecer na casa, a partir de segunda-feira (02), caso não seja colocado em pauta os projetos que autoriza o executivo firmar convênios com ministérios, secretarias, empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquias, fundações e demais entidades da administração direta ou indireta da União, do Estado da Bahia, organizações não governamentais e entidades de idêntica natureza na esfera internacional, que não dependam de autorização do Governo da União e do Senado Federal e o que cria o plano de carreira dos servidores.

Eles tomaram esta decisão depois que foi colocado em pauta na sessão de segunda-feira (26) e foi rejeitado por quatro votos a três o Projeto de Lei nº 552/2012 de autoria do vereador Arismário Gomes, que autorizava ao prefeito Municipal assinar convênios com o Ministério da Educação, Ministério da Integração Nacional, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, por meio da Coordenação de defesa Civil (CORDEC), Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia- CERB, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR e o Departamento de Infra Estrutura de Transportes – DERBA, com o objetivo de favorecer ao município condições de obter recursos para atendimento a população no combate aos efeitos da seca e aquisição de um ônibus escolar do programa caminho da escola.

Segundo o Beto, como é conhecido o Valdoberto Martins dos Santos, líder do governo na Câmara, o município tem 27 anos de emancipado e em nenhum momento na sua história um projeto deste porte foi apresentado por um vereador autorizando o executivo a assinar convênio, pois, em sua opinião, é competência do prefeito este tipo de projeto.

Ele lembrou também que nos anos de 2009, 2010 e 2011, foram encaminhados a Câmara projetos de igual teor com validade por um ano e todos, sem exceção, afirmou o vereador, foram aprovados sem emenda ou substituição. “Porque exatamente este ano de eleição o presidente da Câmara criou toda esta situação. De duas, uma: ou presidente esta de olho na eleição, pois dizem que pretende ser candidato a prefeito ou quer atrapalhar Dr. Nei assinar convênio que vem ajudar as comunidades e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, falou Beto.

Ao justificar seu voto contrário ao projeto de autoria de Arismário Gomes, Beto disse que, desde seu primeiro ano de mandato sempre votou com os projetos do prefeito, pois acredita na sua capacidade e não vai entrar no jogo político do presidente, que quer se aparecer de forma que a palavra dele é sempre a verdadeira e quem o conhece sabe do seu prestigio.

Quanto à alegação do presidente da Câmara, que não colocou o Projeto encaminhado pelo prefeito com objetivos semelhantes, pelo fato de que o mesmo se encontra na Comissão de Justiça da Câmara sendo analisados e destacados os aspectos de constitucionalidade, devido à forma em que foi apresentado, Beto, que é um dos membros da comissão, disse que isto é “conversa”, pois nunca se cumpriu o regimento interno da casa e que Arismário não tem moral, para apresentar esta justificativa.

O vereador petista José Jaeckson dos Santos Coelho, “Quero”, confirmou a decisão anunciada por Beto e também permanecerá nas dependências da Câmara até que os dois projetos sejam colocados em pauta. “Se os projetos não estiveram na pauta, faremos um requerimento para que sejam incluídos e cremos que, caso sejam colocados, eles serão aprovados, pois os nossos colegas, mesmo sendo da bancada da oposição, Luis Romeu Oliveira Mascarenhas e Dermeval Carvalho Oliveira, garantiram em plenário que votam a favor e não forem colocados em pauta, vamos nos manter o tempo que for necessário aqui dentro da câmara, pois quem está sofrendo com esta situação é povo”, disse o parlamentar petista.

Vereador de segundo mandato, Quero entende que estar existindo uma perseguição por parte do presidente da Câmara e lembrou que no exercido 2005/2008, fazia parte da base de oposição e todos os anos tramitava um projeto desta natureza e ele aprovava por entender que agilizava os convênios que contribuía para o desenvolvimento do município.

Na opinião do vereador Zé Silva, o que está existindo por parte do chefe do legislativo falta de respeito para com a comunidade, pois o projeto do executivo foi enviado em dezembro de 2011 e muitos são os convênios que estão apenas aguardando esta aprovação para serem assinados, a exemplo de sistema de abastecimento d’água, aquisição de 400 horas de trator para limpeza das barragens, construção de quadras poliesportivas e o município vivenciando para decepção das pessoas que pensam o melhor para Capela, uma política mesquinha de medir forças. “Só quem está perdendo muito com esta mesquinhez é o povo”, externou o socialista cristão.

Zé Silva destacou também a importância das pessoas prejudicadas, em especial aquelas que estão sofrendo com a estiagem e os servidores públicos, cujo plano já foi enviado pelo prefeito a Câmara, compareçam na sessão segunda-feira, pois a bancada da situação não está para “brincadeira” e vão usar de todos os meios legais para que estes projetos sejam colocados em votação, mesmo sabendo, conforme deixou claro na última sessão, que o presidente Arismário Gomes não age sob pressão. “Nós não estamos fazendo pressão. Nós queremos que o município avance, pois está travado com este comportamento do vereador Arismário”, concluiu.

O vereador Carlito Feliciano, que reside na zona rural, demonstrando muita angustia com a situação que está vivendo o município, disse ao CN que o presidente da Câmara está agindo desta maneira, porque não sabe com estão vivendo as pessoas neste período de estiagem, não tendo nem água para beber, os animais estão passando fome e sede, recorrem a Prefeitura e pouco tem condições de fazer, pois tudo que vem realizando é com recursos próprios, apesar de decretado estado de emergência, as ações para chegar ao município estão travadas por causa deste impasse na Câmara. “De sofrimento de gente, o presidente da Câmara não entende, pois quando foi prefeito chegou a atrasar oito meses de salários dos funcionários e deixou o mandato devendo dois meses de subsídios dos vereadores, inclusive a mim”, desabafou.

Tão logo terminou a sessão do dia 26, o prefeito Claudinei Xavier Novato (PCdoB), postou no facebook que iria ingressar com um Mandado de Segurança, solicitando à Justiça que determine que o Presidente da Câmara dos Vereadores cumpra a Lei Orgânica e o regimento interno e coloque o projeto de combate a seca em votação na próxima sessão, que acontecerá segunda-feira (02), quando também os vereadores da situação ameaçam permanecer aquartelado até que os projetos sejam votados.

Ainda segundo o prefeito, os municipios que fazem limite com Capela do Alto Alegre a exemplo de Gavião e Pintadas, também em estado caótico com a estiagem já receberam recursos e estão com maquinas em ação e a única que Capela possui está com defeito.

Através de e-mail enviado ao CN, o presidente da Câmara, Arismário Gomes, disse que o caminho legal de quem se acha prejudicado é o Judiciário e não vê qualquer problema de o Prefeito buscar o seu intento através de um Mandato de Segurança, se por acaso obter sucesso, caso contrário será obrigado a aceitar a verdade dos fatos e da lei e, segundo ele, esclarecidos os fatos sem qualquer distorção da verdade, reafirmou o pensamento de Adlai Stevenson onde diz que: “Se meus inimigos pararem de dizer mentiras a meu respeito, eu paro de dizer verdades a respeito deles.” concluiu.



Por: Valdemí de Assis/ fotos: Raimundo Mascarenhas

segunda-feira, 26 de março de 2012

Capela – Câmara deve votar projeto que autoriza prefeito assinar convênios para combater a seca

Capela – Câmara deve votar projeto que autoriza prefeito assinar convênios para combater a seca

A votação acontece na noite desta segunda-feira, 26.

Será colocado em pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Capela do Alto Alegre nesta segunda-feira (26), ás 19h, o projeto de lei que autoriza o município a assinar convênios com o governo do estado e o governo federal, objetivando conseguir recursos para o desenvolvimento de serviços de combate a seca, a exemplo de abastecimento de água, limpeza de aguadas e fornecimento de cestas básicas.
O projeto inicial, de nº 546/2011, enviado pelo prefeito Claudinei Novato Xavier (PCdoB), foi protocolado na Câmara no dia 12 de dezembro e no dia seguinte foi encaminhado um pedido ao presidente, vereador Arismário Gomes de Oliveira (PTB), solicitando que convocasse uma sessão extraordinária para deliberar sobre o assunto, onde o executivo pedia autorização ao legislativo para firmar convênios e da outras providências.
No projeto de autoria do prefeito, ele pede autorização para firmar convênios com ministérios, secretarias, empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquias, fundações e demais entidades da administração direta ou indireta da União e do Estado da Bahia. No artigo 2º, o executivo afirma que a autorização de que trata a lei se estende a organizações não governamentais entidades de idêntica natureza na esfera internacional, que não dependam de autorização do Governo da União e do Senado Federal.
O prefeito, ainda no projeto, garantiu que de forma constitucional, os convênios firmados seriam submetidos apreciação do Poder Legislativo. O pedido foi apresentado aos vereadores no dia 27 de fevereiro e o vereador Arismário Oliveira, em 12 de março, apresentou outro projeto que modifica o encaminhado pelo executivo. Com o nº 552/2012, o projeto do vereador limita os pedidos de autorização para assinar convênio apenas com o Ministério da integração Nacional, Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza, por meio da Coordenação de defesa Civil (CORDEC).
Nei disse ao CN que já esteve com Salvador Brito, coordenador da CORDEC, tratando dos meios que possam existir para agilizar os convênios e assim que a Câmara aprove, ele irá encaminhar aos órgãos competentes. Nei, como é conhecido o prefeito lamentou que desde o dia 12 de dezembro, quando deu entrada no projeto de lei 546/2011, seguindo do pedido para realização de uma sessão extraordinária para analisar o assunto, só agora será colocada em votação.
O chefe do executivo esteve na terça-feira (20) numa reunião com na UPB onde estava o representante do governo do estado, secretário de relações Institucionais, César Lisboa, que falou dos programas Água para Todos e Tucano e dos seis itens importantes para agilizar e amenizar a questão da seca na Bahia a exemplo da agilização do processo de recebimento dos decretos emergenciais, método para acesso ao Seguro Safra, instalação de poços tubulares, convênios de limpeza das aguadas, ampliação e contrato de carro pipa e disponibilização de cestas básicas.
O prefeito retornou a Salvador para outra reunião nesta segunda-feira, onde estará presente o governador Jaques Wagner e o Ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra e na pauta diversas reivindicações que vão desde a disponibilização de créditos emergenciais para custeio pecuário e suprimento de água, a recursos financeiros ou cestas básicas para atendimento às famílias atingidas pela falta de chuvas. Os prefeitos também querem recursos para desassoreamento e ampliação de açudes, barragens e aguadas e que as máquinas do DERBA e de outros setores públicos sejam colocadas a disposição para limpeza das aguadas e ampliar o atendimento de carro pipas para atendimento nas comunidades rurais e recursos financeiros para contratação de pessoal para o manuseio dos carros pipas, além de perfurar e instalar, em caráter de urgência, poços artesianos por parte da CERB e a manutenção dos existentes.

Arismário Gomes - presidente da Câmara Municipal
Segundo Arismario Gomes, com esta autorização, o prefeito pode obter recursos financeiros para atendimento a população no combate aos efeitos da seca que assola o município e lembrou que o prefeito tem que promulgar um Decreto declarando o município em estado de Emergência, sendo que este mesmo Decreto tem que ser homologado pelo Governo do Estado.
De acordo com o presidente da Câmara, o prefeito Claudinei, promulgou o Decreto de Emergência de forma tardia, este fato deixou o município fora dos primeiros 75 municípios baianos que receberão parcelas dos 10 milhões de reais já disponibilizados pelo Governo Federal e espera que apos a homologação do Decreto de Emergência pelo governador Jaques Wagner, sejam tomadas providencias enérgicas no sentido de atender a população rural com o serviço de abastecimento de água, através de carro pipa, limpeza de aguadas e distribuição de cestas básicas e que estas ações devam ser desenvolvidas sem conotação política eleitoral ou como uma forma dissimulada de compra de votos.
Por: Valdemí de Assis

domingo, 11 de março de 2012

Vereador Zé Silva e Vereador Beto faz Indicação ao Luz para Todos para revisão de Projeto.

Exm. Sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Capela do Alto Alegre



Indicação nº 236/2012.



Os Vereadores que a esta subscrevem nos termos vigentes, INDICAM, depois de ouvido o plenário, ao Comitê Gestor do Programa Luz Para Todos, a revisão do Projeto MP – Reg. Mocó/Jurema/Caldeirãozinho, Consumidores 17, Expediente 1002926730, Projeto R- 026955, neste Município, conforme croqui em anexo.

JUSTIFICATIVA


A presente revisão faz se necessário devido a região vizinha denominada de Lagedo das vacas está sendo contemplada com rede elétrica, possibilitando tornar mais próximo o ponto de inicio da obra com isso diminuindo o custo da mesma.
Sala das Sessões da Câmara Municipal, 05 de março de 2012.



José Silva dos Santos
Vereador PSC

Valdoberto Martins dos Santos
Vereador PSC

RECEBIDO
HORA

:
DATA 05 / 03 / 2012



ASSINATURA/CARIMBO

sábado, 3 de março de 2012

Programa Prefeitura nas Comunidades superou as expectativas do prefeito em Bispador

Capela do Alto Alegre
sábado, 3 de março de 2012 02:00 - Atualização 03/03/2012 02:02
Programa Prefeitura nas Comunidades superou as expectativas do prefeito em Bispador
O segundo povoado de Capela do Alto Alegre a realizar o Programa Prefeitura nas Comunidades, cujas atividades aconteceram das 08h ás 17h de sexta-feira, 02, envolvendo todas as secretarias municipais



O programa acontece no mesmo formato de prefeitura itinerante, ou seja, o prefeito Claudinei Xavier Novato “ Dr Nei” definiu um calendário que teve inicio no dia 17 de fevereiro e vai até 27 de abril, até está data seis comunidades receberão toda estrutura do governo municipal para focar todas as atenções aquelas comunidades escolhidas. A primeira foi Lagoa das Flores dia 17 de fevereiro e a última será Ipiraí em 27 de abril.


O prefeito e médico Nei receitou de recém nascido a idosos
A localidade de Bispador, distante 9 km da sede do município segundo o prefeito é um dos menores quando visto pelo numero de famílias residentes na sede do povoado, mas reconhece que uma grande quantidade de agricultores familiares mora naquelas imediações. Segundo o prefeito que tem na carteira a profissão de médico e também participa com trabalho no programa, a quantidade de pessoas que procurou os serviços da prefeitura foi surpreendente, “no meu consultório até as 13h atendi mais de 40 pessoas, felizmente nada de grave em nenhum deles, também por conta de um trabalho continuado que existe na comunidade, o PSF se mantém de portas abertas e acompanhando a população e isto contribui para uma vida saudável” reconheceu o prefeito médico.



Nei, numa rápida avaliação destacou a mobilização de praticamente todos os setores públicos na comunidade e deixou claro que utilizou os dezessete veículos e não contratou nada de fora para realizar essa ação. Nesta mesma estrutura montamos uma cozinha para alimentar as pessoas.



No mesmo espaço onde o prefeito atendeu, outros profissionais realizaram procedimentos a exemplo de exames laboratoriais, teste de hipertensão e diabetes (hiper/dia) tratamento dentário, pré-natal, preventivo entre outros. De acordo com a enfermeira Verena de Souza, o programa deu grande motivação para as pessoas se deslocarem para buscar alguma coisa em prol da saúde, mas garantiu que a população já é assistida no que se refere à saúde, a exemplo do produtor rural Luiz Gomes que foi mostrar o resultado de um exame.



Carmerinda Gomes de Souza é uma das mais antigas agente comunitária de saúde de Capela do Alto Alegre. Ela está afastada das atividades há um ano e oito meses por ter feito uma cirurgia de redução de mama, pois estava com sérios problemas na coluna cervical. Para ela a idéia da prefeitura em levar sua estrutura para as comunidades é brilhante.Ao lado do vereador Zé Silva que é enfermeiro de profissão disse que não tem feito visitas domiciliares, mas seu celular não para, ligações de pessoas buscando informações de como devem agir quando tem duvidas de alguma coisa.

O vereador Zé Silva que é concursado em enfermagem disse que nunca deixou de atuar na sua profissão e esteve reunido com doutor Nei quando estava sendo idealizado o programa e contou com orgulho que o slogan (Prefeitura nas Comunidades) foi sugerido por ele. Zé Silva como vereador tem Bispador como reduto político.



Outras ações – As salas da Escola Municipal Cassimiro Rodrigues dos Santos foram transformadas em secretarias. O secretário Iremar Moreira esteve no comando da Secretaria de Desenvolvimento econômico, Márcio Wellington na Educação, Ronaldo Rios – Ass Social, Setor pessoal com trabalho de documentação com Melka Mendes e Ronivon Carneiro e Saúde Seridiane Mascarenhas.



Numa outra sala funcionou o Baú de Leitura coordenado pela professora Maria Bernadete. A criançada se divertiu, praticou artes, e descobriu muita coisa a respeito de produtos recicláveis através de um livro gigante que chamou a atenção da garotada. “As crianças costumam brincar e quando estão cansadas têm dificuldades em se concentrar para fazer a leitura. Aqui elas primeiro lêem aprendem alguma arte e depois brincam” disse a educadora.



Havia uma sala também para assuntos jurídicos, a advogada Karina Araújo esclareceu duvidas para muita gente que a procurou, mas destacou que os assuntos mais questionados foram relacionados aos previdenciários e civis.



Para Reinaldo Lobo coordenador geral do Programa a prefeitura deixa em Bispador importantes ações principalmente no social. “ Tudo isso que foi citado é ação e inclusão social. Tivemos ainda a pintura da escola, poda de árvores, encascalhamento, terraplanagem para construção de quadra, enfim foi um dia marcante para a comunidade” destacou Rei como é conhecido.



O programa acontece a cada 15 dias. No próximo dia 17 de março as ações vão ser concentradas na comunidade de Contorno.

Por: Raimundo Mascarenhas